#Nossa Abordagem ao Ensino A Metodologia Stars
Descubra quais são os princípios nos quais nosso trabalho se baseia
Nosso objetivo não é somente ensinar inglês, nosso objetivo é ensinar inglês através de projetos e atividades significativas, onde o inglês não é necessariamente o objetivo principal o tempo todo e sim a língua utilizada durante este processo.
A metodologia da Stars English School esteve sempre fundamentada em pilares educacionais teóricos e práticos muito fortes, além de amparada pelas mais eficazes técnicas de ensino da língua inglesa disponíveis atualmente. Estamos sempre aprimorando nossos cursos e buscamos a atualização constante de nossos materiais e também de nossos profissionais. Mantendo o Quadro Comum Europeu (Common European Framework) como referência, nossa metodologia é própria e envolve as seguintes técnicas:
- Teoria das Inteligências Múltiplas,
- Método Comunicativo,
- CLIL (Content and Language Integrated Learning).
Oferecemos inúmeras oportunidades para que os nossos alunos aprendam inglês de forma divertida e natural através de atividades variadas, projetos interdisciplinares e multidisciplinares e projetos de STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics).
Nossas atividades são dinâmicas e nosso método fornece ferramentas para que o aluno comece a utilizar o inglês de forma natural desde o primeiro dia. O desenvolvimento de conteúdos e de linguagem com crianças e adolescentes não significa necessariamente o ensino de uma disciplina completa na língua alvo (neste caso o inglês), mas selecionar algumas áreas significativas para serem exploradas e desenvolvidas naquela língua.
Abaixo você pode encontrar algumas informações básicas sobre as metodologias citadas acima. Para mais informações, entre em contato com a gente!
Criada pelo cientista Howard Gartner e sua equipe na Universidade de Harvard (EUA), a Teoria das Inteligências Múltiplas presupõe que o ser humano seja dotado de várias `inteligências' (linguística, lógico-matamática, espacial, musical, cinestésico-corporal, naturalista, intrapessoal, interpessoal e pictôrica) que precisam ser `despertadas' por Estímulos Significativos.
"[...] O desenvolvimento de cada inteligência será determinado tanto por fatores genéticos e neurobiológicos quanto por conta de fatores ambientais. Tem como objetivo de entender as inteligências humanas, identificá-las em cada indivíduo especificando as características e o desenvolvimento desde criança até um preparo educacional em que a inteligência mais desenvolvida leva a habilidade profissional de maior destaque. [...]"
"[...] Todo ser humano tem a capacidade de desenvolver uma ou mais habilidades intelectuais, as inteligências são ímpar em cada individuo, levando a todos o direito do mesmo resultado em aprender. [...]"
"[...] A dedicação do professor, o amor e o entusiasmo pela profissão, também são sem dúvidas fatores principais. A evolução do mundo depende de uma nova educação, e hoje aprender é com muita diversão e seriedade. [...]"
FONTES:
Atunes,C.: Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências
Vozes, 2007.
Diederichs,E.: Teoria das Inteligências Múltiplas.
Esta metodología visa tornar o aluno e seus interesses o centro da aula. O professor se torna um mediador da aprendizagem do aluno, cujos interesses e necessidades lideram a estrutura da aula.
"A abordagem comunicativa defende a aprendizagem centrada no aluno não só em termos de conteúdo, mas também de técnicas usadas em sala de aula, o professor deixa de exercer seu papel de orientador, devendo subordinar seu comportamento às necessidades de aprendizagem dos alunos, mostrando sensibilidade aos seus interesses, conduzindo-os a participação e aceitando sugestões. O aluno torna-se responsável pela sua própria aprendizagem e técnicas de trabalhos em grupo são muito encorajadoras para que haja uma maior troca de conhecimentos entre os alunos sem a participação direta do professor. [...]"
"[...] cinco características da abordagem comunicativa:"
- uma ênfase no aprender a comunicar-se através da interação com a língua-alvo;
- a introdução de textos autênticos na situação da aprendizagem;
- a provisão de oportunidades para os alunos, não somente na linguagem, mas também no processo de sua aprendizagem;
- uma intensificação das próprias experiências pessoais do aluno como elementos importantes na contribuição para a aprendizagem em sala de aula;
- uma tentativa de ligar a aprendizagem da linguagem em sala de aula à ativação da linguagem fora da sala de aula. [...]"
FONTE:
Portela,K.C.A.: Abordagem comunicativa na aquisição de língua estrangeira.
O CLIL (Content and Language Integrated Learning) é uma abordagem em que a segunda língua é utilizada como ferramenta para ensinar outras matérias curriculares. Desta forma, o aluno aprende sobre os mais diversos temas e vai absorvendo a segunda língua de forma indireta.
"[...] Trata-se de uma maneira inovadora de ensinar uma língua que não é baseada no formato tradicional de aulas, material didático e avaliações. Em vez disso, o aluno é convidado a realizar outras atividades enquanto tem o aprendizado da língua como pano de fundo. É uma forma de tornar o uso da língua mais natural ao mesmo tempo em que oferece ainda mais capacidades ao estudante, agregando valor ao período que passa na escola.[...]"
"[...] CLIL leva a uma forma de ensino focada em dois aspectos, onde uma atenção especial é dada para o idioma em si e o conteúdo. [...]"
"[...] CLIL não tem como objetivo apenas o ensino de uma segunda língua, mas é integrado nas tradições sócio-econômicas, políticas e culturais de diferentes países. [...]"
FONTE:
Coyle,D., Hood,P., Marsh,D.: Content and Language Integrated Learning, Cambridge University Press, 2010.