Art

#COMO TRABALHAMOS

A metodologia da Stars English School esteve sempre fundamentada em pilares educacionais teóricos e práticos muito fortes, além de amparada pelas mais eficazes técnicas de ensino da língua inglesa disponíveis atualmente. Estamos sempre aprimorando nossos cursos e buscamos a atualização constante de nossos materiais e também de nossos profissionais. Mantendo o Quadro Comum Europeu (Common European Framework) como referência, nossa metodologia é própria e envolve as seguintes técnicas:

Abaixo você pode encontrar algumas informações básicas sobe as metodologías citadas acima. Abaixo de cada seção colocamos algumas referências, para mais informações, entre em contato com a gente!

Inteligências Múltiplas

Criada pelo cientista Howard Gartner e sua equipe na Universidade de Harvard (EUA), a Teoria das Inteligências Múltiplas presupõe que o ser humano seja dotado de várias `inteligências' (linguística, lógico-matamática, espacial, musical, cinestésico-corporal, naturalista, intrapessoal, interpessoal e pictôrica) que precisam ser `despertadas' por Estímulos Significativos.

Art

"[...] O desenvolvimento de cada inteligência será determinado tanto por fatores genéticos e neurobiológicos quanto por conta de fatores ambientais. Tem como objetivo de entender as inteligências humanas, identificá-las em cada indivíduo especificando as características e o desenvolvimento desde criança até um preparo educacional em que a inteligência mais desenvolvida leva a habilidade profissional de maior destaque. [...]"

"[...] Todo ser humano tem a capacidade de desenvolver uma ou mais habilidades intelectuais, as inteligências são ímpar em cada individuo, levando a todos o direito do mesmo resultado em aprender. [...]"

"[...] A dedicação do professor, o amor e o entusiasmo pela profissão, também são sem dúvidas fatores principais. A evolução do mundo depende de uma nova educação, e hoje aprender é com muita diversão e seriedade. [...]"

FONTES:
 Atunes,C.: Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências, Vozes, 2007.
 Diederichs,E.: Teoria das Inteligências Múltiplas.

Método Comunicativo

Esta metodología visa tornar o aluno e seus interesses o centro da aula. O professor se torna um mediador da aprendizagem do aluno, cujos interesses e necessidades lideram a estrutura da aula.

Art

"A abordagem comunicativa defende a aprendizagem centrada no aluno não só em termos de conteúdo, mas também de técnicas usadas em sala de aula, o professor deixa de exercer seu papel de orientador, devendo subordinar seu comportamento às necessidades de aprendizagem dos alunos, mostrando sensibilidade aos seus interesses, conduzindo-os a participação e aceitando sugestões. O aluno torna-se responsável pela sua própria aprendizagem e técnicas de trabalhos em grupo são muito encorajadoras para que haja uma maior troca de conhecimentos entre os alunos sem a participação direta do professor. [...]"

"[...] cinco características da abordagem comunicativa:"

  • Múltiplas Inteligências, uma ênfase no aprender a comunicar-se através da interação com a língua-alvo,
  • a introdução de textos autênticos na situação da aprendizagem;
  • a provisão de oportunidades para os alunos, não somente na linguagem, mas também no processo de sua aprendizagem;
  • uma intensificação das próprias experiências pessoais do aluno como elementos importantes na contribuição para a aprendizagem em sala de aula;
  • uma tentativa de ligar a aprendizagem da linguagem em sala de aula à ativação da linguagem fora da sala de aula. [...]"

FONTE:
 Portela,K.C.A.: Abordagem comunicativa na aquisição de língua estrangeira.

CLIL

O CLIL (Content and Language Integrated Learning) é uma abordagem em que a segunda língua é utilizada como ferramenta para ensinar outras matérias curriculares. Desta forma, o aluno aprende sobre os mais diversos temas e vai absorvendo a segunda língua de forma indireta.

CLIL

"[...] Trata-se de uma maneira inovadora de ensinar uma língua que não é baseada no formato tradicional de aulas, material didático e avaliações. Em vez disso, o aluno é convidado a realizar outras atividades enquanto tem o aprendizado da língua como pano de fundo. É uma forma de tornar o uso da língua mais natural ao mesmo tempo em que oferece ainda mais capacidades ao estudante, agregando valor ao período que passa na escola.[...]"

"[...] CLIL leva a uma forma de ensino focada em dois aspectos, onde uma atenção especial é dada para o idioma em si e o conteúdo. [...]"

"[...] CLIL não tem como objetivo apenas o ensino de uma segunda língua, mas é integrado nas tradições sócio-econômicas, políticas e culturais de diferentes países. [...]"

FONTE:
 Coyle,D., Hood,P., Marsh,D.: Content and Language Integrated Learning, Cambridge University Press, 2010.